Os Tipos de Horror Existentes no Cinema - Parte II

    
    Nossos posts especiais para o Halloween seguem a todo vapor (acessa nosso post especial e fica por dentro do que está rolando)! Hoje você confere a segunda parte da nossa lista sobre os tipos de horror existentes no cinema (a parte I você confere aqui). Continua a leitura para saber mais: 
 

  • Horror Adolescente

Cena do filme A Casa de Cera (2005)

    O horror adolescente é aquele onde um grupo de jovens ou de amigos sempre insiste em se meter onde não devem, normalmente uma casa abandonada ou mal-assombrada. E pasmem, no final eles sempre morrem se dão mal. Alguns exemplos de filmes assim são: A Casa de Cera (2005), A Casa Silenciosa (2011), A Casa dos Mortos (2015).

  • Horror Sobrenatural

Cena do filme O Exorcista (1973)

    Possivelmente esse é o subgênero mais popular entre os existentes. Demônios, espíritos, entidades são o elemento-chave para o medo. O maior representante desse subgênero é o filme O Exorcista (1973), que traumatizou a geração daquela época. Mas outros nomes também são bastante populares como: O Chamado (2002), Corrente do Mal (2015) e A Entidade (2012).

  • Cyber-Horror

Cena do filme Amizade Desfeita (2014)

    Esse é um subgênero mais recente, onde o medo é conduzido de forma virtual através de stalkers (pessoas obcecadas que perseguem outras), serial killers em jogos ou salas de bate-papo, hackers psicopatas, entre outros. Tudo é relacionado à tecnologia. Exemplos de cyber-horror são: Amizade Desfeita (2014), Kairo (2001) e A Face da Morte (2012).

  • Horror Natural

Cena do filme Os Pássaros (1963)

    
Como o próprio nome já diz, esse subgênero se refere a elementos vindos da natureza. O medo é causado por animais assassinos ou insetos carnívoros. Os Pássaros (1963) e Godzilla (1954) são clássicos representantes dessa categoria.

  • Horror Gótico

Cena do filme A Colina Escarlate (2015)

    O horror gótico recebe forte influência da literatura e aposta na emoção do medo do desconhecido e em uma atmosfera instigante. Aqui, há a forte presença de elementos sobrenaturais. Exemplos desse subgênero são: Os Outros (2001), Entrevista Com O Vampiro (1994) e A Colina Escarlate (2015). 

  • Horror Cósmico/Sci-fi

Cena do filme Alien - O 8º Passageiro

    Neste subgênero são abordados temas como miscigenação alienígena com seres humanos, mundos diferentes e possessão astral (por isso o nome horror cósmico ou sci-fi). Há uma grande influência do escritor H.P. Lovecraft, que escreveu diversos livros de ficção sobrenatural, sempre mostrando a insignificância dos seres humanos em comparação aos mistérios do universo. Filmes que podem exemplificar esse conceito são: Alien - O 8º Passageiro (1979), O Enigma de Outro Mundo (1982) e Um Lugar Silencioso (2018).

  • Hagsploitation

Cena do filme O Que Terá Acontecido Com Baby Jane (1962)

 
    Esse é um subgênero que as pessoas normalmente não lembram. Surgido na década de 60, o termo vem de hags, mulher velha , e ploitation, exploração. O maior exemplo dessa categoria é O Que Terá Acontecido com Baby Jane (1962), que "resgatou" duas atrizes que estavam esquecidas por Hollywood por serem consideradas velhas demais: Bette Davis e Joan Crawford. A premissa do hagsploitation é que mulheres mais velhas perdiam a sanidade com o avanço de sua idade, enlouqueciam por algum fato do passado ou que passaram a vida se lamentando ou guardando rancor e isso fazia com que se tornassem criminosas no futuro. Esses tipos de filme escancararam o preconceito e sexismo existente na época com as mulheres quando alcançavam a meia idade. 


    E aí, o que você achou das listas? Já tem um subgênero favorito? Conta aqui para a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas