Já Assistimos: História de um Casamento (2019)

    


    Um divórcio é como uma morte sem um corpo. Algo foi perdido. Há luto, raiva e negação. Nessa amarga caminhada, duas pessoas de bom coração acabam falando e agindo de uma forma que não imaginavam serem capazes. 


** ANÁLISE COM SPOILERS **


    História de um Casamento, ou Marriage Story no título original, é um filme de 2019 escrito e dirigido por Noah Baumbach. Para este filme, ele se inspirou em sua própria história e conseguiu retratar o que ele viveu através do casal principal, onde ambos se transformam em versões piores de si.  

    O longa nos apresenta Nicole, interpretada por Scarlett Johansson, uma pessoa simpática que ama brincar com seu filho Henry e se importa muito com sua mãe e irmã. Charlie, vivido por Adam Driver, é um talentoso diretor de teatro que é muito focado e criativo. Ela é de Los Angeles mas se mudou para Nova Iorque por conta do casamento e para atuar na companhia de teatro do marido. Com o desenrolar do filme percebemos que ela não está feliz, e por sua perspectiva entendemos que Charlie é indiferente às suas necessidades. 

   Uma oferta irrecusável para trabalhar na TV, porém em Los Angeles, traz o descontentamento de Nicole à tona, fazendo-a aceitar a proposta e levar o filho junto com ela. Quando Charlie entende o que está acontecendo, a situação se torna um cabo de guerra entre os dois. A princípio, o casal tenta resolver tudo amigavelmente, sem envolver advogados e batalhas judiciais. Mas quando Nicole contrata Nora, interpretada por Laura Dern, uma advogada especializada em divórcios, a guerra de verdade se inicia. Os envolvidos passam a se tornar versões amargas de quem eram antes. 


   Baumbach usa a trama para mostrar que não há resultado feliz ou que raramente há uma forma de todos saírem satisfeitos numa situação dessas. Descobrimos que Charlie não só ignorou as necessidades de Nicole, mas também a traiu, enquanto que ela levou seu filho para o outro lado do país. História de um Casamento é um filme que talvez te faça escolher um lado, mas acredito firmemente que a experiência é muito melhor se você não o fizer, pois há bem e mau em ambos os personagens.

   Adam e Scarlett estão impecáveis, conseguindo atribuir a carga dramática exigida em seus papeis. Apreciamos suas performances individualmente e quando contracenam juntos, a grande briga dos dois é o ponto mais alto do filme. Muitas vezes nos imaginamos nas mesmas situações e não se espante se você tiver a sensação de que está vivenciando a briga, dizendo coisas que não deveriam ser ditas e que mudam tudo em um relacionamento. Afinal, ninguém quer passar por isso, por mais que não sejam situações tão incomuns assim.

   Para nós, o longa é mais do que o reflexo de uma direção madura e brilhante,  mas é também o retrato da capacidade humana de falhar. 



Plataforma onde assistimos: Google Filmes


Nota Cinema a Dois: Excelente



Confira o trailer:





   Por aqui, nós adoramos o filme! E aí, você já assistiu a História de um Casamento? Comenta aqui embaixo a sua opinião!

Comentários

Postagens mais visitadas