Já Assistimos: Fenômenos Paranormais (2011)


     Os integrantes da equipe de um reality show sobre fenômenos paranormais se veem numa situação de vida ou morte ao ficarem presos dentro de um sanatório assombrado.



** ANÁLISE COM SPOILERS **


    Fenômenos Paranormais, ou Grave Encounters no original em inglês é um filme de horror sobrenatural com elementos do estilo found footage lançado em 2011 que foi dirigido por The Vicious Brothers, alcunha utilizada pelos cineastas Colin Minihan e Stuart Ortiz.

    Devo dizer que este filme é um dos found footage que eu, Petrus, mais gosto com certeza. Vários elementos dele são bem interessantes como o efeito da câmera noturna, os rostos distorcidos dos espíritos e a zoação proposital para com os programas em estilo de reality show que falam sobre lugares assombrados e que tem equipes de "especialistas" que usam de "aparatos especiais" para caçar fantasmas. Tudo isso é motivo de zombaria por parte dos diretores que em diversos momentos do longa-metragem mostram como são os bastidores de shows assim, escancarando a farsa que são essas produções televisivas. Por várias vezes vemos o falso medium, interpretado por Mackenzie Gray de forma comicamente acertada, agindo de forma misteriosa e “mística” de frente às câmeras e quando há o corte de cena, ele próprio começa a zombar da sua atuação como pessoa com habilidades paranormais.


    Já como astro do filme temos Sean Rogerson interpretando o âncora Lance Preston (você consegue sacar que ele é um farsante e um estereótipo usado na produção já pelo nome típico de apresentador de realities). Temos uma atuação certeira aqui por parte da maioria do elenco. Nada de especial, mas também nada que deixe a desejar pois em certo momento durante Grave Encounters acabamos nos esquecendo que são atores de tão tensos que ficamos vendo eles tentando sair do antigo sanatório escolhido como ambientação para o próximo episódio de seu programa, e falhando tentativa atrás de tentativa.

     E apesar de atuações boas, ambientação interessante e realmente nos deixar tensos nem tudo são mar de flores nesta produção. Apesar de não gostarmos de jump scares, Amanda e eu não pudemos deixar de notar o fato de que a maioria dos sustos presentes nesse longa-metragem não são efetivos. Outro fator negativo em nossa opinião foi por terem utilizado de uma tábua Ouija no final do filme, mesmo que rapidamente, quando tudo que tinha sido construído até então no roteiro não indicava que presença alguma vista no local era resultado de magia negra ou coisa do tipo.

    O final, narrativamente falando, é bom e faz total sentido termos a equipe tendo mortes iguais ou parecidas com as que antigos pacientes tiveram e o Lance Preston sofrendo a lobotomia, como foi dito no início da história que era uma prática comum feita no antigo hospício onde eles estão presos.

    Fenômenos Paranormais é um filme que vai te entreter, mas não espere nada de muito revolucionário a partir dele, mas sim algumas boas sacadas de direção, narrativa e atuações na medida.



Plataforma onde assistimos: Prime Video



Nota Cinema a Dois: Bom



Confira o trailer:






    Por aqui o filme agradou com algumas ressalvas! E você, já assistiu a Fenômenos Paranormais? Conta para a gente o que você achou!

Comentários

Postagens mais visitadas